Carros bonitos... que saudade!

Penske de 1991 PC20, de Rick Mears
Outro dia escrevi como estão feios os carros de hoje em dia, tanto na Fórmula 1 como na Indy. Então, para balancear, escolhi alguns dos carros mais bonitos que vi correndo. Aliás, é bom dizer que vi TODOS estes carros correrem!


Sou fã dos carros que correram com o patrocínio da Marlboro, tanto Penske como MacLaren. Sempre achei que tinham um aspecto fantástico. 


Quando tive acesso à Fórmula Indy, assisti os últimos anos de Emerson Fittipaldi quando ele corria contra Rick Mears, Bobby Rahal, Mario e Michael Andretti entre outros pilotos fantásticos que corriam nos Estados Unidos.

Os carros da Indy me pareciam maiores, mais velozes dos que os Fórmula 1. Além disso, as disputas em circuitos ovais eram muito mais acirradas do que na F1.
E naquela época as corridas da Fórmula Indy eram todas nos EUA e uma ou duas no Canadá.

Penske PC 20 Chevrolet de 1991 com Emerson Fittipaldi pilotando



Novamente o PC 20 que Rick Mears dispultou o campeonato de 1991

Os Penske PC 20 foram desenhados por Nigel Bennett e é incrível como os carros desta época eram colados no chão! Pareciam mísseis, nada a ver com esses "narizes de ornintorrinco" de hoje em dia.

Abaixo o carro de 2003, pilotado por Gil de Ferran. Percebe-se um desenho bem mais moderno, e é interessante ver o pequeno spolier dianteiro usado para circuitos ovais. Neste campeonato a Penske usou motor Toyota e Gil venceu as 500 Milhas de Indianápolis e foi vice-campeão no campeonato da IRL — Indy Racing League.

Gil de Ferran com seu Penske GForce Toyota


Uma outra equipe que admirava muito era a Newman-Hass, com os Andretti ao volante. Abaixo o Lola Chevrolet usado por Mario Andretti em 1991.

KMart Newman-Hass com chassis Lola e motor Chevrolet

O carro de 1994, pilotado por Nigel Mansell era visualmente muito parecido com o anterior, no entanto foi equipado com motor Ford Cosworth.

Nigel Mansell trocou a Fórmula 1 pela 
Fórmula Indy em 1994 e foi campeão


Aliás, abaixo podemos ver três belos carros nas 500 Milhas de Indianápolis de 1991. Na foto vemos Michael Andretti — com seu Newman-Hass, A.J. Foyt — com o Copenhagen-Gilmore e Rick Mears, da Penske, vencedor desta edição da corrida.

Vencedores das 500 Milhas de Indianápolis de 1991

Mas o carro que eu mais gostava nesta época era pilotado por Bobby Rahal. Sempre gostei dos carros pretos patrocinados pela cerveja Miller. Bobby corria com um Lola Chevrolet e, pelo menos para mim, tinha um aspecto de vilão da turma, com aquele jeitão de cientista maluco ao volante de um carro muito competitivo.

MGD Lola Chevrolet pilotado por Bobby Rahal em circuitos ovais
Aqui, o mesmo MGD preparado para circuitos mistos, perceba os aerofólios mais "robustos"
Bobby Rahal não conseguiu se classificar com este carro para as 500 Milhas de Indianápolis. 
Mas era um belo carro. Detalhe, este carro — especificamente — era usado em circuitos mistos



Bobby Rahal introduziu o motor Honda na Fórmula Indy em 1994 e teve um desempenho desastroso! Tão desastroso que precisou pedir carros da Penske emprestado para se classificar para a Indy 500.

O interessante foi que no ano seguinte, 1995, a situação se inverteu. Rahal, agora equipado com chassis Lola e motor Mercedez, acabou por emprestar seus carros para os pilotos da Penske tentarem se classificar em Indianápolis. Não adiantou, pois por falhas cometidas por Roger Penske, seus pilotos acabaram ficando de fora e nenhum Penske (oficial) foi alinhado naquele ano.

Emerson Fittipaldi ao volante de um dos carros de Bobby Rahal
mesmo assim não se classificou por decisões erradas de Roger Penske durante a classificação


Abaixo mais alguns carros da Rahal-Letterman.

Bobby Rahal em uma nova pintura Lite no seu MGD
Este é o carro de 2001, com as cores tradicionais da MGD, que foi pilotado por Max Papis


Outros dois os carros da Fórmula Indy que sempre gostei, o Brahma Sports Team, pilotado por Raul Boesel e o Panther Pennzoil amarelo, pilotado por Sam Hornish Jr.


Brahma Sports Team, de Raul Boesel e, 1996
Phanter Pennzoil, de Sam Hornish Jr. em 2003


E agora quero mostrar dois carros de Fórmula 1 que sempre me gostei. O lendário Lotus preto e dourado. O da foto foi pilotado por Ayrton Senna, mas já tinha sido o carro de Emerson Fittipaldi. E o Williams FW14, que foi pilotado por Nigel Mansell.

Na foto, Mansell dá uma "carona" para Senna, que teve seu carro danificado na prova


Lotus Racing, de 1985, com Ayron Senna ao volante


E por fim, a novidade de 2012. Rubens Barrichello ganhou uma bela pintura para o seu KV. Gostei bastante da decoralçao azul do DW12 de Rubinho.


Rubinho à bordo do seu DW12
Nos testes, Rubinho tem colocado seu KV à frente dos demais pilotos equipados com motor Chevrolet

É isso! Os carros do passado eram muito mais bonitos... e com os tempos que podemos ver nos registros, muito mais velozes!!!