Tripé... resolvendo problemas!


Hoje precisei fotografar algumas garrafas na empresa. Normalmente usaríamos a nossa câmera Nikon D80 para fazer as fotos, mas a complicação envolvida é tão grande... traz câmera, coloca tripé, faz as fotos, tira as fotos do SDCard, etc, etc.



Fora que para estas fotos de demonstração o meu iPhone é suficiente. O único problema é que as garrafas refletem o fotógrafo que fica na frente dela segurando o aparelho.


Como achei que seria muito ridículo ficar agachado embaixo da mesa para fazer as fotos pensei em um tripé para iPhone. Evidente que já existem alguns modelos no mercado, mas tive dois problemas:

1º - Eu precisava do tripé naquela hora. Não tinha tempo para ir comprar
2º - Pelo que vi, os tripés que temos à venda por aí, mantém o iPhone a uma determinada altura. Eu só precisava que ele ficasse de pé sozinho


Fui ver que materiais dispunha para fazer alguma coisa na empresa. Como toda boa gambiarra pensei em arame e isopor. Não tinha nenhum dos dois! O que acabou sendo bom, pois o arame poderia arranhar o aparelho.

Por ser uma empresa do setor gráfico o que mais temos é papel. De todos os tipos!

Aí pensei que poderia fazer um tripé (está mais para um dock) para o iPhone de papel duplex.

Fiz um desenho e depois alguns esboços para planificá-lo. O resultado foi este:


Depois foi só pegar as medidas do aparelho e adaptá-lo para encaixar nas janelas. Posso dizer que se a ideia é simplesmente deixar o iPhone em pé, foi de muito boa ajuda!

Veja algumas fotos do resultado final.





Acho que falta isso no empregado brasileiro. Gosto por ver o trabalho ser bem feito. Eu fiz um tripé para iPhone porque não queria que as fotos ficassem tremidas ou tivesse o meu reflexo.

Se todo empregado tivesse essa consciência e "fazer bem feito" falhas como a da garota que morreu no Hopi-Hari não aconteceriam.

Ali, provavelmente algum funcionário — e que ganha mal — faz o seu serviço de qualquer forma sem se preocupar com as possíveis conseqüências de suas falhas.

Alguns atendimentos demonstram isso claramente. Quem nunca teve um problema simples que não foi resolvido pelo atendente do telemarketing por má vontade? Ou ficou esperando no hospital porque os atendentes estavam falando sobre BBB?

Esta na hora de resolvermos os problemas do nosso dia-a-dia, mesmo que para isso tenhamos que pensar um pouco e ATÉ fazer um tripé ou resolver os problemas de forma não convencional.

E você? Que tipo de profissional é? Dos que resolvem os problemas ou dos que empurram com a barriga porque "não ganha pra isso"?

Quem quiser, o arquivo deste suporte está disponível em:


Com alguns ajustes, dá para fazê-lo compatível com o Samsung Galaxy!

---

Devo agradecer ao Roberto Nunes pela montagem. Ele montou o projeto em um TRIPLEX que ele mesmo compôs colando duas folhas de Duplex. Ficou muito estável!  


---- ---- ----

Atendendo a pedidos, segue a atualização do tripé.
Fiz um encaixe "universal" que faz o papel funcionar como mola.

Espero que ajude!

Segue novo arquivo em Adobe Illustrator. Para quem tem iPhone, continue usando o arquivo da primeira revisão.

Tripé para Smartphones - V2